VERONICA SOBRAL


O Pajeú do repente...

O Pajeú, basta chover, de repente se transforma... O rio de versos, repleto de rimas, métricas e poesia fina anuncia, através de uma canção romântica, cantada pelo som das grotas que água vem junto com palavras que a vontade de escrever, provocada pela inspiração, torna-se concreta!

Entre um garrancho e outro, uma folha, um galho, os versos fluem e se tornam orações na boca do poeta! Entre rabiscos e letras, surgem sonetos, martelos, surgem sentimentos e emoções metrificadas.

“Certa vez, uma escritora realizando uma pesquisa por aqui, dize que o Sertão é tão poético que fala “cantando”, metrificando”, “procurando ritmo!”

Assim, é o Pajeú, seja rio ou região, repleto de versos metrificados até sem querer.

João Paraibano, um dos maiores poetas que canta a natureza, escreveu e descreveu o Pajeú neste soneto:

RIO PAJEÚ


Pajeú, teu cenário me encanta
Desde a voz do vaqueiro aboiador,
Ao Verão que desbota a cor da planta,
E a abelha que bebe o mel da flor.

O refúgio da caça que se espanta
No chiado dos pés do caçador,
A romântica canção que o rio canta
Na passagem de um ano chovedor.

Quando a chuva da nuvem inunda as grotas
O volume da água banha Brotas,
E onde a curva do rio faz um U...


Nasce um pé de esperança no teu povo;
Tudo indica que Cristo quando novo
Aprendeu a caminhar no Pajeú.


E, sentindo a felicidade do povo do Pajeú, em momentos de chuva, rabisquei:


Quando a chuva visita o nosso chão

E a água escorrega sobre a terra,

A boiada, feliz, chocalha e berra.

É riqueza que chega ao Sertão.

Nosso Rio Pajeú, em turbilhão,

Sai rasgando feliz a madrugada

E o barulho do sapo, da estrada,

É possível ouvir em sinfonia.

E o Sertão, com certeza, neste dia,

Comemora, em verso, a invernada!


As barreiras do rio desaparecem

E a água, numa forte correnteza,

Toma conta do cultivo da represa,

Num instante os torrões se umedecem.

Sertanejos, no entanto, não esquecem

Que sofreram com a seca no Sertão.

Fecham os olhos e fazem uma oração

Pra que a chuva não mude de lugar.

Seguem firme, pra roça, pra plantar

A semente de amor do coração!


E viva o Pajeú... o recanto da alma de cantadores cantada por Rogaciano Leite e reafirmado por Dedé Monteiro:


Se eu morasse muito além,

Onde nada me faltasse,

Talvez que nem precisasse

Cantar pra me sentir bem.

Sofro, mas canto também

Pra tristeza se mandar.

Se ela insistir em ficar,

Eu canto a canção das dores...

Sou do Pajeú das flores,

Tenho razão de cantar!


Tive a sorte de nascer

Num chão que tanto me inspira,

Minha querida Tabira

Que me dá tanto prazer.

Se a seca me faz sofrer,

O verso me faz gozar,

Pois trago n'alma um pomar

Com frutos de mil sabores!

Sou do Pajeú das flores,

Tenho razão de cantar!

(Dedé Monteiro)


O Pajeú se faz de pedaços de um povo que canta, improvisa e, assim, torna-se concreto com versos da alma de seu povo!


Verônica Sobral

Tabira – PE

http://poetisaveronicasobral.blogspot.com/

0 Resposta(s) para "VERONICA SOBRAL"

Todos os Direitos Reservados para Clube do Repente
Desenvolvido por George Veríssimo
*