MULHER EM POESIA

POSTAGEM: ROBÉRIO VASCONCELOS

BALAIO CULTURAL, TUPARETAMA-PE


POSTAGEM: ROBÉRIO VASCONCELOS

Sábado, dia 02 de abril às 12h, será o lançamento do livro do poeta Gonga Monteiro, Vida & Verso, no Canto Sertanejo-Mercado da Madalena. Não perca essa grande festa que reunirá os grandes nomes da cultura popular.

O que? Lançamento de “Vida & Verso”
Quando? 02 de abril às 12h
Onde? Canto Sertanejo-Mercado da Madalena, Recife/PE

Você não pode perder
Essa festa de poesia
Que tem dose de alegria
Misturada com prazer…
Venha que você vai ver
O que é verso por inteiro,
Feito no mais verdadeiro
Canto deste universo,
E assim surge Vida & Verso
Do grande Gonga Monteiro.

Felipe Júnior

Postagem: Robério Vasconcelos
Fonte: JBF

RANCHO CULTURAL APRESENTA NESTE SÁBADO DIA 26/03, A DUPLA DE REPENTISTAS MOACIR LAURENTINO E ZÉ VIOLA


Neste sábado dia 26 de março, o Restaurante RANCHO DO CAJÚ, em Campina Grande-PB, realiza mais um evento do Projeto "RANCHO CULTURAL". Trazendo dois dos maiores repentistas da atualidade, e que são vencedores de vários Festivais e Congressos em no Brasil. Moacir Laurentino e Zé Viola, vão dar um banho de versos e repentes neste sábado, quem gosta de viola, repente e cantoria, não deve deixar de participar do maior show de repente de Campina Grande e região.

Atração: MOACIR LAURENTINO e ZÉ VIOLA
Local: RANCHO DO CAJU, Campina Grande-PB
Hora: 12:00hs

BILIU DE CAMPINA GRAVA SEU PRIMEIRO DVD.



Antes que o mundo se acabe”. Esse é o título do primeiro DVD da carreira do cantor campinense Biliu de Campina.

Uma aula de história sobre a nordestinidade brasileira sonorizada com muito forró cuja segunda etapa de gravação será realizada neste final de semana.

Com quase 50 anos de carreira, Biliu de Campina já tem vários CDS gravados sem falar nos famosos LPs de vinil que fizeram sucesso em décadas passadas.

O álbum traz imagens pré-gravadas em locais distintos de Campina Grande. Exemplo do Calçadão e Praça da Bandeira no centro da cidade. Alguns artistas campinenses participarão da gravação do DVD com músicas autorais e depoimentos.

O DVD será gravado no restaurante o Mororó com início previsto para as 19 horas dessa sexta feira dia 25 de março. No repertório, os principais sucessos de Biliu durante vários anos de carreira.

O acesso ao local será aberto ao público e convidados com limitação de presença. Alto astral e muita irreverência estão aliados a um repertório escolhido pelo próprio artista. Parte deste é composto por músicas que marcaram a história da carreira de Biliu de Campina.

O elemento popular também é cênico, espetacularizado. No show o cenário será uma replica da sala de uma casa simples. Painéis ao fundo, em preto e branco, mostrarão a cidade de Campina Grande em décadas passadas misturando-se a equipamentos modernos como uma TV de LCD representando o símbolo desta perfeita ligação entre o passado e presente.

Tudo será registrado e editado para o DVD. Um presentão aos fãs! Quando for lançado no final do mês de abril, o DVD vai ter uma tiragem inicial de aproximadamente 5 mil cópias para todo Brasil.

Postagem: ROBÉRIO VASCONCELOS
Fonte: paraibaonline
Foto: G1

LANÇAMENTO DO LIVRO DE ISMAEL GAIÃO

Postagem: Robério Vasconcelos
Fonte: Blog do Belmontense

2º FEIRA LITERÁRIA DE BOQUEIRÃO-PB



As águas de março trazendo poesia e literatura. Entre as letras e as rimas, o escritor paraibano Ariano Suassuna será o grande homenageado da II edição Feira Literária de Boqueirão - Flibo, que este ano será realizado de 24 a 27 de março e contará com a participação de escritores de todo o estado. O autor do "Auto da Compadecida" provavelmente marcará presença na abertura da feira.

Este ano o evento terá como tema "Diversidade e Identidade Cultural: Preservando os saberes e fazeres de um povo". Em sua segunda edição, muitas novidades literárias irão compor a programação, além de palestras, minicursos, lançamentos literários, e conversa com escritores.

A Flibo mobilizará todas as escolas do município e os alunos voluntários. Entre as atrações da feira destaques para a "Poesia ao pé do ouvido" e a I Marcha pela Literatura, que irá percorrer as principais ruas da cidade acompanhada das bandas marciais e Filarmônica.A abertura do evento acontece no dia 24 de março, às 19h30, na casa de shows Hitz e Eventos, tendocomo palestrantes os escritores Bráulio Tavares e o homenageado Ariano Suassuna.

Após a solenidade de abertura, haverá shows de Bossa Nova "Desde que o Samba é Samba" e Centro Turístico (Praça da Abes). A atração é Patrícia e Jr. Menezes. A Flibo é uma realização da Prefeitura Municipal de Boqueirão e da Associação Boqueiraoense de Escritores (Abes). Um dos livros a ser lançado na feira será "Antologia de Poesias e Contos Belezas da Paraíba", organizado pela escritora Jô Mendonça.

O livro foi publicado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE) e reúne textos de Anna Apolinário, Anne Sophie de Mary, Amanda Paiva, Ana Amélia Bastos Guimarães, Cyelle Carmem, Edicarlos Gomes Sobreira, Maria Pires, João Leonardo, Jairo César, Jô Mendonca, Mjada Hamad, Manoel Luis Subrinho, Mirtes Waleska, Paulo César Gomes Cabral e Quelyno Souza.

A II Feira Literária de Boqueirão acontece no período de 24 a 27 de março. Trata-se de uma grande oportunidade para os escritores da região de Boqueirão, Campina Grande e Compartimento da Borborema como um todo mostrarem suas obras.

Postagem: ROBÉRIO VASCONCELOS
Fonte: Diário da Borborema

Iª FEIRA LITERARIA DE CORDEL DO SERTÃO


Poetas de todas as idades e de todos os cantos do Nordeste mantém viva a tradição com suas publicações que fascinam as pessoas das mais diversas gerações.Os versos não mais estão apenas nas feiras, é comum encontrarmos dentro das universidades, na rede mundial de computadores, nas pequenas vilas e grandes metrópoles.

A I FEIRA DE LITERATURA DE CORDEL DO SERTÃO é pra juntar esse pessoal e fazer um brinde a nossa identidade cultural.

DIA: 25 de março de 2011

16h00min – Palestra - Cordel e Identidade Cultural: Aspectos históricos, econômicos, sociais e simbólicos da literatura popular escrita no Nordeste brasileiro, com Adriano Marcena.

19h30min – Apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião

20h00min: Recital com os poetas:

• Chico Pedrosa
• Dedé Monteiro (Lançando seu livro – MEU QUARTO BAÚ DE RIMAS)
• Gonga Monteiro (Lançando seu livro – VIDA E VERSO)
• Mariana Teles
• Kerlle Magalhães
• Felipe Júnior
• Caio Menezes
• Dudu Morais
• Dulce Lima
• Genildo Santana
• Adeval Soares
• Neide Nascimento
• Paulo Moura
• Gilberto Mariano
• Rui Grude
• Damião Enésio e Zé Pereira

Realização: PONTO DE CULTURA CABRAS DE LAMPIÃO - Serra Talhada/PE.

Postagem: Robério Vasconcelos
Fonte: JBF

GRAVAÇÃO DO DVD DE BILIU DE CAMPINA



Nesta sexta-feira dia 25 de março, acontecerá no Restaurante Mororó, no Bairro da Palmeira em Campina Grande-PB, a gravação do DVD de BILIU DE CAMPINA, poeta, compositor, cantor, embolador, e defensor do forró original e do coco. Divulgador e preservador das músicas do Rei do ritmo o genial Jackson do pandeiro, BILIU leva aos seus shows o que tem de melhor da cultura nordestina. Vai ser um encontro de artistas, amigos, poetas, e admiradores desse grande artista campinense e nordestino.

LOCAL: Restaurante Mororó
DATA: 25 de março
HORÁRIO: 19:00hs

POSTAGEM: ROBERIO VASCONCELOS

TEIA DE CORDÉIS

PAULO MATRICÓ, LANÇA DVD EM BRASÍLIA

DIA NACIONAL DA POESIA, E DE SEUS POETAS


14 de março se comemora o dia Nacional da Poesia, dos Poetas, dos Amantes dos versos. Essa data é uma homenagem ao nascimento do grande poeta brasileiro Antonio Frederico de Castro Alves (1847 / 1871).

A poesia é uma arte
que expressa sentimento
através do ritmo
e da palavra cantada
transformando a fala
em rimas cadenciasdas.

Considerado o poeta dos escravos, Castro Alves foi um abolicionista e lutou pelo fim da escrevidão, o qual deixou registrado em sua obra: "Navios Negreiros", um indignação do poeta ao racismo e escravidão.

PARABÉNS A TODOS OS POETAS E HOJE, EM ESPECIAL AO POETA CHICO PEDROSA, PELOS SEUS 75 ANOS DE POESIAS.


POSTAGEM: Robério Vasconcelos

A CANTORIA DO ANO EM GRAVATÁ-PE

Postagem: Robério Vasconcelos
Fonte: Djair Olimpyo

É NESTA QUINTA-FEIRA DIA 03 DE MARÇO NO CLUBE DO REPENTE



A cantoria de março do CLUBE DO REPENTE vai ter a preseça de dois grandes repentistas do Brasil, dois grandes poetas que participam e são vencedores em todo o País de Congressos e Festivais de violas. Zé Viola e Ivanildo Vila Nova vão fazer a terra tremer ao som das violas no Restaurante Vila Antiga no mês de março, será uma grande chance de ver mais uma vez esses dois grandes artistas da cultura nordestina.

Local: Restaurante Vila Antiga, centro de Campina Grande-PB
Dia: 03 de março
Hora: 20:00hs

Postagem: ROBÉRIO VASCONCELOS
Fonte: Seu Laercio

OS IMORTAIS DA POESIA


Sabe-se que José Vicente do Nascimento nasceu no dia 7 de agosto de 1922, em Pocinhos, Paraíba. Até os 14 anos morou na cidade paraibana de Taperoá. Depois, mudou-se com a família para o Sítio Umburana que, na época, pertencia ao município de São José do Egito e hoje é Distrito de Itapetim. Residiu por um tempo em Altinho-PE. Zé Vicente da Paraíba era membro da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel e dizia que não podia viver sem cantar e escrever, ele era um poeta de grande envergadura.
Sobre sua vida, um de seus versos dizia: “Fiz do choro das cordas da viola o maior ganha-pão da minha vida”. Ele faleceu no dia 10 de maio de 2008, vítima de falência múltipla dos órgãos, deixando a poesia sem um dos mais importantes poetas. Um disco gravado em 1972, é uma das principais referências do repente. Zé Vicente da Paraíba é uma figura lendária entre os cantadores do nordeste.
Ele ganhou relativa notoriedade na década de 1970, porque Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Zé Ramalho gravaram alguns de seus versos. Seu trabalho mais conhecido é “Quanto é grande o autor da natureza”


Face A

1- Quanto é grande o autor da natureza - Mote (José Vicente da Paraíba – Passarinho do Norte)
2- Mote de amor - Tema (José Vicente da Paraíba – Passarinho do Norte)
3- Beira - mar - Trocado (José Vicente da Paraíba – Passarinho do Norte)
4- Quando eu ia ela voltava - Rojão (José Vicente da Paraíba)
5- Mourão - Voltado (José Vicente da Paraíba – Passarinho do Norte)
6- Um passado feliz - Voltado (Passarinho do Norte)
Face B

1- Coco-Rojão-Brasileiro – Coco Rojão (José Vicente da Barbosa – José Barbosa)
2- Aboio de gado e rosa – Modinha com aboio (Zé Pernambuco)
3- Martelo - Alagoano (José Vicente da Paraíba – José Barbosa)
4- Recado de violeiro - Baião (José Vicente da Paraíba)

Zé Vicente da Paraíba e Zeto

Zé Vicente da Paraíba e Lourival Batista

Postagem: Robério Vasconcelos

Todos os Direitos Reservados para Clube do Repente
Desenvolvido por George Veríssimo
*