MORRE EM CAMPINA GRANDE-PB AOS 90 ANOS O POETA JOSÉ ALVES SOBRINHO






Morre aos 90 anos o poeta José Alves Sobrinho, vítima de complicações de um câncer o poeta morreu neste sábado dia 17 de setembro na cidade de Campina Grande-PB.

José Alves Sobrinho: Poeta popular paraibano; pesquisador do cordel e da cultura popular. Fez uma parceria importante com o professor e pesquisador (falecido) Átila Almeida, pesquisando em todo Nordeste sobre o cordel. Ex- cantador de viola. Chegou a perder a voz depois recuperou. Funcionário aposentado da Universidade Federal da Paraíba. (Campina Grande-Pb). Lá organizou juntamente com o professor Átila um arquivo por volta de 5 mil folhetos de cordel. Deu inclusive cursos rápidos (de extensão) de literatura popular na Universidade, no antigo Nell. Autor de vários livros: Sabedoria de Caboclo (1975); Glossário da Poesia Popular (1982); Matulão de um Andarilho (1994); Dicionário Biobibliográfico de Repentistas e Poetas de Bancada: parceria com Átila Almeida (1977); Os Marcos e Vantagens: parceria com Átila Almeida (1981). Obras a sair: No Fundo do Matulão, Cantadores com quem cantei, Datação de Palavras, A Glosa, Memórias de um Cantador.


Postagem: ROBÉRIO VASCONCELOS
Fonte: JPB 2º EDIÇÃO 17/09/2011

4 Resposta(s) para "MORRE EM CAMPINA GRANDE-PB AOS 90 ANOS O POETA JOSÉ ALVES SOBRINHO"

  1. Mariadapaz.com says:
    17 de setembro de 2011 21:06

    Perda para aCultura popular? Não. Pois o homem José Alves Sobrinho se foi, mas, o poeta José Alves Sobrinho foi eternizado pelo seu trabalho. Vai com Deus Poeta. Faça muitos poemas no céu.

  2. Robério Vasconcelos says:
    17 de setembro de 2011 21:29

    Os poetas e repentistas do Brasil estão de luto pela morte de JOSÉ ALVES SOBRINHO...o que mais soube atraves de palavras e textos registrar em seus livros a vida desses artistas.

  3. ANTONIO CABRAL FILHO says:
    1 de outubro de 2011 14:31

    AÍ RV. SOU O 99 E TÔ ATÉ MAIS BONITO...

  4. ANTONIO CABRAL FILHO says:
    1 de outubro de 2011 14:32

    QUANDO PUDER, VISITE MEU BLOG. ABRAÇOS. CABRAL

Todos os Direitos Reservados para Clube do Repente
Desenvolvido por George Veríssimo
*