às 18:33
Sábado, dia 02 de abril às 12h, será o lançamento do livro do poeta Gonga Monteiro, Vida & Verso, no Canto Sertanejo-Mercado da Madalena. Não perca essa grande festa que reunirá os grandes nomes da cultura popular.
O que? Lançamento de “Vida & Verso”
Quando? 02 de abril às 12h
Onde? Canto Sertanejo-Mercado da Madalena, Recife/PE
Você não pode perder
Essa festa de poesia
Que tem dose de alegria
Misturada com prazer…
Venha que você vai ver
O que é verso por inteiro,
Feito no mais verdadeiro
Canto deste universo,
E assim surge Vida & Verso
Do grande Gonga Monteiro.
Postagem: Robério Vasconcelos
Fonte: JBF
RANCHO CULTURAL APRESENTA NESTE SÁBADO DIA 26/03, A DUPLA DE REPENTISTAS MOACIR LAURENTINO E ZÉ VIOLA
quinta-feira, 24 de março de 2011
às 20:31Atração: MOACIR LAURENTINO e ZÉ VIOLA
Local: RANCHO DO CAJU, Campina Grande-PB
Hora: 12:00hs
BILIU DE CAMPINA GRAVA SEU PRIMEIRO DVD.
às 14:24
“Antes que o mundo se acabe”. Esse é o título do primeiro DVD da carreira do cantor campinense Biliu de Campina.
Uma aula de história sobre a nordestinidade brasileira sonorizada com muito forró cuja segunda etapa de gravação será realizada neste final de semana.
Com quase 50 anos de carreira, Biliu de Campina já tem vários CDS gravados sem falar nos famosos LPs de vinil que fizeram sucesso em décadas passadas.
O álbum traz imagens pré-gravadas em locais distintos de Campina Grande. Exemplo do Calçadão e Praça da Bandeira no centro da cidade. Alguns artistas campinenses participarão da gravação do DVD com músicas autorais e depoimentos.
O DVD será gravado no restaurante o Mororó com início previsto para as 19 horas dessa sexta feira dia 25 de março. No repertório, os principais sucessos de Biliu durante vários anos de carreira.
O acesso ao local será aberto ao público e convidados com limitação de presença. Alto astral e muita irreverência estão aliados a um repertório escolhido pelo próprio artista. Parte deste é composto por músicas que marcaram a história da carreira de Biliu de Campina.
O elemento popular também é cênico, espetacularizado. No show o cenário será uma replica da sala de uma casa simples. Painéis ao fundo, em preto e branco, mostrarão a cidade de Campina Grande em décadas passadas misturando-se a equipamentos modernos como uma TV de LCD representando o símbolo desta perfeita ligação entre o passado e presente.
Tudo será registrado e editado para o DVD. Um presentão aos fãs! Quando for lançado no final do mês de abril, o DVD vai ter uma tiragem inicial de aproximadamente 5 mil cópias para todo Brasil.
Postagem: ROBÉRIO VASCONCELOS
Fonte: paraibaonline
Foto: G1
2º FEIRA LITERÁRIA DE BOQUEIRÃO-PB
terça-feira, 22 de março de 2011
às 16:56
As águas de março trazendo poesia e literatura. Entre as letras e as rimas, o escritor paraibano Ariano Suassuna será o grande homenageado da II edição Feira Literária de Boqueirão - Flibo, que este ano será realizado de 24 a 27 de março e contará com a participação de escritores de todo o estado. O autor do "Auto da Compadecida" provavelmente marcará presença na abertura da feira.
Este ano o evento terá como tema "Diversidade e Identidade Cultural: Preservando os saberes e fazeres de um povo". Em sua segunda edição, muitas novidades literárias irão compor a programação, além de palestras, minicursos, lançamentos literários, e conversa com escritores.
A Flibo mobilizará todas as escolas do município e os alunos voluntários. Entre as atrações da feira destaques para a "Poesia ao pé do ouvido" e a I Marcha pela Literatura, que irá percorrer as principais ruas da cidade acompanhada das bandas marciais e Filarmônica.A abertura do evento acontece no dia 24 de março, às 19h30, na casa de shows Hitz e Eventos, tendocomo palestrantes os escritores Bráulio Tavares e o homenageado Ariano Suassuna.
Após a solenidade de abertura, haverá shows de Bossa Nova "Desde que o Samba é Samba" e Centro Turístico (Praça da Abes). A atração é Patrícia e Jr. Menezes. A Flibo é uma realização da Prefeitura Municipal de Boqueirão e da Associação Boqueiraoense de Escritores (Abes). Um dos livros a ser lançado na feira será "Antologia de Poesias e Contos Belezas da Paraíba", organizado pela escritora Jô Mendonça.
O livro foi publicado pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE) e reúne textos de Anna Apolinário, Anne Sophie de Mary, Amanda Paiva, Ana Amélia Bastos Guimarães, Cyelle Carmem, Edicarlos Gomes Sobreira, Maria Pires, João Leonardo, Jairo César, Jô Mendonca, Mjada Hamad, Manoel Luis Subrinho, Mirtes Waleska, Paulo César Gomes Cabral e Quelyno Souza.
A II Feira Literária de Boqueirão acontece no período de 24 a 27 de março. Trata-se de uma grande oportunidade para os escritores da região de Boqueirão, Campina Grande e Compartimento da Borborema como um todo mostrarem suas obras.
Postagem: ROBÉRIO VASCONCELOS
Fonte: Diário da Borborema
Iª FEIRA LITERARIA DE CORDEL DO SERTÃO
segunda-feira, 21 de março de 2011
às 21:31Poetas de todas as idades e de todos os cantos do Nordeste mantém viva a tradição com suas publicações que fascinam as pessoas das mais diversas gerações.Os versos não mais estão apenas nas feiras, é comum encontrarmos dentro das universidades, na rede mundial de computadores, nas pequenas vilas e grandes metrópoles.
A I FEIRA DE LITERATURA DE CORDEL DO SERTÃO é pra juntar esse pessoal e fazer um brinde a nossa identidade cultural.
DIA: 25 de março de 2011
16h00min – Palestra - Cordel e Identidade Cultural: Aspectos históricos, econômicos, sociais e simbólicos da literatura popular escrita no Nordeste brasileiro, com Adriano Marcena.
19h30min – Apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião
20h00min: Recital com os poetas:
• Chico Pedrosa
• Dedé Monteiro (Lançando seu livro – MEU QUARTO BAÚ DE RIMAS)
• Gonga Monteiro (Lançando seu livro – VIDA E VERSO)
• Mariana Teles
• Kerlle Magalhães
• Felipe Júnior
• Caio Menezes
• Dudu Morais
• Dulce Lima
• Genildo Santana
• Adeval Soares
• Neide Nascimento
• Paulo Moura
• Gilberto Mariano
• Rui Grude
• Damião Enésio e Zé Pereira
Realização: PONTO DE CULTURA CABRAS DE LAMPIÃO - Serra Talhada/PE.
Postagem: Robério VasconcelosFonte: JBF
GRAVAÇÃO DO DVD DE BILIU DE CAMPINA
domingo, 20 de março de 2011
às 21:32Nesta sexta-feira dia 25 de março, acontecerá no Restaurante Mororó, no Bairro da Palmeira em Campina Grande-PB, a gravação do DVD de BILIU DE CAMPINA, poeta, compositor, cantor, embolador, e defensor do forró original e do coco. Divulgador e preservador das músicas do Rei do ritmo o genial Jackson do pandeiro, BILIU leva aos seus shows o que tem de melhor da cultura nordestina. Vai ser um encontro de artistas, amigos, poetas, e admiradores desse grande artista campinense e nordestino.
LOCAL: Restaurante Mororó
DATA: 25 de março
HORÁRIO: 19:00hs
POSTAGEM: ROBERIO VASCONCELOS
DIA NACIONAL DA POESIA, E DE SEUS POETAS
segunda-feira, 14 de março de 2011
às 18:30
14 de março se comemora o dia Nacional da Poesia, dos Poetas, dos Amantes dos versos. Essa data é uma homenagem ao nascimento do grande poeta brasileiro Antonio Frederico de Castro Alves (1847 / 1871).
A poesia é uma arte
que expressa sentimento
através do ritmo
e da palavra cantada
transformando a fala
em rimas cadenciasdas.
Considerado o poeta dos escravos, Castro Alves foi um abolicionista e lutou pelo fim da escrevidão, o qual deixou registrado em sua obra: "Navios Negreiros", um indignação do poeta ao racismo e escravidão.
PARABÉNS A TODOS OS POETAS E HOJE, EM ESPECIAL AO POETA CHICO PEDROSA, PELOS SEUS 75 ANOS DE POESIAS.
POSTAGEM: Robério Vasconcelos
É NESTA QUINTA-FEIRA DIA 03 DE MARÇO NO CLUBE DO REPENTE
quarta-feira, 2 de março de 2011
às 12:58Local: Restaurante Vila Antiga, centro de Campina Grande-PB
Dia: 03 de março
Hora: 20:00hs
Postagem: ROBÉRIO VASCONCELOS
Fonte: Seu Laercio
OS IMORTAIS DA POESIA
terça-feira, 1 de março de 2011
às 18:18Sobre sua vida, um de seus versos dizia: “Fiz do choro das cordas da viola o maior ganha-pão da minha vida”. Ele faleceu no dia 10 de maio de 2008, vítima de falência múltipla dos órgãos, deixando a poesia sem um dos mais importantes poetas. Um disco gravado em 1972, é uma das principais referências do repente. Zé Vicente da Paraíba é uma figura lendária entre os cantadores do nordeste.
Ele ganhou relativa notoriedade na década de 1970, porque Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Zé Ramalho gravaram alguns de seus versos. Seu trabalho mais conhecido é “Quanto é grande o autor da natureza”
