Discussão sobre cultura popular abre 1ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade


Um evento que tem como objetivo trazer à tona a discussão sobre a cultura popular, muitas vezes deixada de lado pela academia e até pela própria sociedade, teve início hoje (07) pela manhã, no Centro de Arte e Cultura da UEPB, em Campina Grande. “Poéticas da oralidade: reinvenção e reescrituras” é o tema da 1ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade que a Universidade Estadual da Paraíba realiza até amanhã. A abertura contou com a participação do professor Rangel Junior e a conferência de abertura foi ministrada pela convidada Ria Lemaire.

A organizadora do evento, professora Joseilda Diniz, lotada na UEPB através da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), proferiu as palavras iniciais do evento, reforçando justamente o objetivo de trazer a discussão de um tema muitas vezes obscurecido. Em seguida, chamou à mesa o pró-reitor de Planejamento da UEPB, Rangel Junior, na ocasião, representando a reitora Marlene Alves. O professor comentou a presença de alguns artistas da terra, em especial da teatróloga Lourdes Ramalho, escritora conhecida de literatura e teatro popular que inclusive dá nome a um teatro em Campina Grande.

Rangel Junior também reforçou o caráter de cultura popular desta Jornada. “Vamos discutir a tradição da cultura popular, mas não somente. Temos a idéia de que tradição deve ser tratada como algo congelado no tempo. Creio que a tradição pode ser também renovada e atualizada, e aspectos deste evento confirmam isso, a começar pelo cartaz, pelas discussões, pelos convidados”, disse o professor. Ele acrescentou que a UEPB reforça seu caráter de contribuir com a cultura, através da socialização desta, e o faz através de eventos como esse, com a aquisição de um acervo como o que hoje forma a Biblioteca Átila Almeida e a construção do futuro museu do Artista Popular, às margens do Açude Velho, cartão postal da Serra da Borborema.

Postagem: Robério Vasconcelos

Fonte: Ria Lemaire/www.uepb.edu.br

0 Resposta(s) para "Discussão sobre cultura popular abre 1ª Jornada de Estudo Internacional sobre Poéticas da Oralidade"

Todos os Direitos Reservados para Clube do Repente
Desenvolvido por George Veríssimo
*