AGENDA DOS EVENTOS DE JUNHO

01 de junho 2011

Lançamento do DVD + CD "ANTES QUE O MUNDO ACABE" do grande forrozeiro, BILIU DE CAMPINA. Nesta quarta-feira, 01 de junho, às 22:00hs no Restaurante ESPETÃO, no bairro da Prata /Campina Grande-PB.
Reservas de mesas e ingressos pelo fone: 83 33213198 ou 83 33228998, vendas de DVD e CD no local ou no BAR DO GENIVAL, CAFÉ SÃO BRAZ e CASA DAS VELAS.

01 de junho 2011
Grande cantoria de repente em ANTONIO MARTINS-RN, com os poetas RAIMUNDO CAETANO x JONAS BEZERRA, e ainda a participação especial do poeta declamador IPONAX VILA NOVA.

02 de junho 2011
Encontro do mês de junho do CLUBE DO REPENTE, com dois dos melhores repentistas da nova geração.
Quem é: ACRISÍO DE FRANÇA x ISMAEL PEREIRA
Aonde: Restaurante VILA ANTIGA
Quando mesmo: 02 de junho
E hora: 20:00 hs

02 de junho 2011
Ínicio do ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO em Serra Talhada-PE, fazendo parte das comemorações do centenário de MARIA BONITA.

04 de junho 2011 (Sábado)
Recanto da poesia, espaço Manoel Monteiro
Cantoria no São João
LOURO BRANCO x MIRO PEREIRA

05 de junho 2011 (Domingo)
Recanto da poesia, espaço Manoel Monteiro
Cantoria no São João
EDMILSON FERREIRA x ANTONIO LISBOA

POSTAGEM: ROBÉRIO VASCONCELOS
FONTE: IPONAX VILA NOVA e JBF

CANTORIA DO MÊS DE JUNHO NO CLUBE DO REPENTE



ACRÍSIO DE FRANÇA x ISMAEL PEREIRA

Neste dia 02 de junho, o CLUBE DO REPENTE realiza mais um encontro da poesia e dos versos em Campina Grande, são dois repentistas que estão sempre nos Festivais Nordestinos.

LOCAL: Restaurante Vila Antiga
DIA: 02 de junho
HORA: 20hs

ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO

AGENDA DAS CANTORIAS NO MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO.

RECANTO DA POESIA, ESPAÇO MANOEL MONTEIRO.

04 DE JUNHO
CANTORIA NO SÃO JOÃO // LOURO BRANCO E MIRO PEREIRA (NO PARQUE DO POVO)

05 DE JUNHO
CANTORIA NO SÃO JOÃO // EDMILSON FERREIRA E ANTÔNIO LISBOA (NO PARQUE DO POVO)

10 DE JUNHO
CANTORIA NO SÃO JOÃO // RAIMUNDO CAETANO E EDVALDO ZUZU (NO PARQUE DO POVO)

11 DE JUNHO
CANTORIA NO SÃO JOÃO // EDEZEL PEREIRA E DIOMEDES MARIANO (NO PARQUE DO POVO)

12 DE JUNHO
CANTORIA NO SÃO JOÃO // JOÃO PARAIBANO E ANTÔNIO SILVA (NO PARQUE DO POVO)

POSTAGEM: Robério Vasconcelos
FONTE: Iponax Vila Nova

BLOG RETORNA AO FUNCIONAMENTO NORMAL.

O CLUBE DO REPENTE pede desculpa por uma falha técnica no blog, o que fez tirar do ar o sistema por cerca de 20 dias, mas agora retornamos com força total para levar até vocês tudo de melhor da nossa cultura nordestina.

ESTANTE DE OURO

Livro: Para rir até chorar... com a cultura popular.
Escritor: Marcos França.
Ano: 2007.
Páginas: 310.

São mais de 300 páginas onde o autor mostra o melhor do lado humorístico contido em diversos ramos de nossa cultura popular, com destaque especial para a Cantoria. Aqui estão reunidos os versos mais lindos, engraçados e bem humorados de todos os tempos, escritos por grandes poetas e cordelistas nordestinos ou cantados em desafio pelos mais extraordinários violeiros, cantadores e repentistas dessa região. O livro também ensina como são construídos mais de 50 gêneros de cantoria, com suas normas e maneiras diferentes de organizar os versos, explicando detalhadamente o tipo de rima, o número de versos, o número de sílaba e metrificação de cada modalidade. A obra contém, ainda, quase 800 adágios, ditados e ditos populares de todos os tempos. A intenção do livro é mostrar o lado humorístico de diversos ramos da poesia popular, que já foi muito popular no sertão nordestino. Mas, mesmo sem aquela valorização do passado, tem resistido ao tempo e ainda mantém sua importância como cultura que é. Da mesma forma, a Literatura de Cordel, as Emboladas, os ABC, os Poemas, as Canções, os Romances, as Gestas, etc. também já tiveram sua época de ouro. Os temas abordados nessas manifestações artísticas são infinitos, mas os mais quentes e esperados são os ataques entre os seus participantes. São verdadeiras brigas poéticas. Os cantadores também aproveitam as circunstâncias que ocorrem durante o evento para a introdução de gracejos e palavras “malcriadas”. Da mesma forma, as características dos adversários e seus defeitos são motivos para a “ridicularização”. O humor está presente em todos os temas apresentados. Às vezes ele se manifesta de forma ingênua e engraçada e em outras vezes se apresenta de modo malcriado. O humor desses poetas populares está na forma de contar vantagem, xingar, zombar, sair de enrascadas preparadas pelos adversários e cantar coisas absurdas. Fazem isso, principalmente, para descontrair a platéia ou os leitores e fazê-los rir. Em todas as ocasiões, eles demonstram talento e habilidade que contagiam o seu público. São o gênio e a aptidão natural desses artistas que ainda despertam o interesse por essas expressões artísticas e as mantém vivas nos dias de hoje. Marcos França é natural de João Pessoa (PB), onde nasceu em 1955. Morou durante vários anos nas cidades de Santa Rita, Cabedelo, Itabaiana e Mogeiro. Hoje reside no Bairro do Bessa, em João Pessoa, capital paraibana. Bancário do BANCO DO BRASIL S.A., onde ingressou há pouco mais de 30 anos, Marcos atualmente encontra-se aposentado


TEMPLÁRIOS ACÚSTICOS, DA FAGULHA À CHAMA.


A espera acabou! Já se encontra à venda o primeiro CD da banda triunfense Templários Acústicos. Você pode adquirir o seu no Beto’s Bar Restaurante ou na Cachaçaria Fogão de Lenha, em Triunfo.
O CD foi produzido com recursos do Prêmio Microprojetos Mais Cultura, e contou com a parceria da FUNDARPE, Instituto Nordeste Cidadania, BNB, Funarte, e Governo Federal através do Ministério da Cultura.
O projeto contou também com o apoio do Águas Parque Triunfo, Beto’s Bar Restaurante, EL Supermercado, Escola Nova Geração Triunfense, Grupo Natal, Orquestra Edição Extra, Banda Cabrocha e Clube Central Isaias Lima.
O lançamento oficial do disco da banda triunfense acontece ainda este mês.

05 DE MAIO, ENCONTRO DO CLUBE DO REPENTE, COM SEBASTIÃO DIAS E ANTONIO LISBOA



Nesta quinta-feira, 05 de maio, acontece o encontro do CLUBE DO REPENTE, no Restaurante VILA ANTIGA, centro de Campina Grande-PB, às 20:00hs.
São dois dos melhores representantes da cantoria de viola da atualidade, dois repentistas de peso, e que deixam suas duplas para se fazerem presentes no encontro do CLUBE DO REPENTE.
Sebastião Dias, que faz dupla com o fenomenal João Paraibano, que esteve na nossa última cantoria do mês de abril. E o poeta Antonio Lisboa que faz parceria a muito tempo com o talentoso Edmilson Ferreira, que sempre está presente nos eventos culturais realizados aqui em Campina Grande.

Postagem e edição
ROBÉRIO VASCONCELOS
Diretor e editor do CLUBE DO REPENTE
Triunfo-PE / Campina Grande-PB

06 DE MAIO, 4º BALAIO CULTURAL DE TUPARETAMA-PE

AGENDA DAS CANTORIAS DE MAIO


CANTORIA NA VILA

Na próxima quinta-feira dia 05 de maio, às 20:00hs, acontecerá no Restaurante Vila Antiga, centro de Campina Grande-PB, a cantoria do mês de maio do CLUBE DO REPENTE, uma dupla formada por dois gigantes do repente.

Antonio Lisboa x Sebastião Dias.


CANTORIA NO SÍTIO

No dia o6/05/2011, no Restaurante "O SÍTIO", na saída de Campina Grande-PB para Queimadas-PB, grande cantoria com dois dos maiores repentistas da atualidade.

Ivanildo Vila Nova x Rogério Menezes.


CANTORIA NO RANCHO

No sábado dia 07 de maio, a festa de versos e rimas fica a cargo dos emboladores, que apartir do meio dia se apresentarão no Restaurante Rancho do Cajú, em Campina Grande.

Caetano da Ingazeira x Barra Mansa.

03 DE MAIO, DIA DO SERTANEJO.


Vivendo na caatinga, um ambiente castigado pela escassez de chuvas e aridez, o sertanejo é um bravo homem da terra. Poucas civilizações no mundo conseguiriam alcançar o feito dessa gente corajosa. O sertão, com seus ventos bíblicos, calmarias pesadas e noites frias, impressiona. Cortado por veredas e árvores retorcidas em desespero, todo ele são monótonos caminhos ressequidos. As "pueiras", lagoas mortas, de aspecto lúgubre, são o único oásis do sertanejo.

Ele sobrevive porque é uma raça forte. Assim como o cacto mais resistente, o sertanejo foi feito para o sertão. Tem o pêlo, o corpo e a psicologia próprios para suportar o suplício da seca. Conhece profundamente a flora e fauna. Como os cactos , o mandacaru e toda natureza adaptada ao árido, o sertanejo sobrevive com muito pouco. Água é uma dádiva que vê de vez em quando. Com todas as adversidades, ainda ama o sertão, e dificilmente se habitua a outro lugar. Desde pequeno convive com a imagem da morte. Sua grande vitória é chegar ao dia seguinte, comemorando o triunfo da vontade de viver.




No sertão, a mistura de raças deu-se mais entre brancos e índios. O jesuíta, o vaqueiro e o bandeirante foram os primeiros habitantes brancos que migraram para a região. Deram origem aos tipos populares que compõem o sertão: o beato, o cangaceiro e o jagunço. Todos com um senso de tradição levado a ferro e fogo, honradez como pouco se vê hoje em dia e incrível fervor religioso, herança dos missionários da Igreja. O grande ícone do sertão é o conhecido Padre Cícero, beato que se tornou líder messiânico em Juazeiro do Norte.


Ao tentar compreender a psicologia do sertanejo, o escritor e jornalista Euclides da Cunha, através de sua famosa obra “Os Sertões”, fez um ensaio revelador sobre a formação do homem brasileiro. Desmistificou o pensamento vigente entre as elites do período, de que somente os brancos de origem européia eram legítimos representantes da nação. Mostrou que não existe no país raça branca pura, mas uma infinidade de combinações multirraciais. Além disso, foi o primeiro a reportar cuidadosamente o episódio da Campanha de Canudos, um festival de massacres de homens e mulheres que entrou para a história.

Por essas e outras, o homem do sertão é um “grande personagem numa paisagem inóspita”, que merece toda a admiração devida por sua luta diária pela sobrevivência.


Postagem: Robério Vasconcelos

Fonte: TV Cultura, Editora Moderna

Todos os Direitos Reservados para Clube do Repente
Desenvolvido por George Veríssimo
*